quarta-feira, 18 de maio de 2016

Recuperação da economia é maior desafio de Temer

Nas primeiras semanas de governo, o presidente Michel Temer enfrenta um desafio de proporções significativas - recuperar a economia brasileira, que passa por um quadro de inflação acelerada, desemprego de mais de 11 milhões de cidadãos e retração da indústria e da atividade econônica em geral. Na opinião da maioria dos analistas, a retirada do país da crise será a principal tarefa da nova administração.

Entre suas primeiras medidas, o sucessor de Dilma Rousseff tomou como objetivo a contenção de gastos públicos e a estruturação de uma equipe capaz de realizar os cortes necessários, com eficiência. A escolha de Henrique Meirelles para a chefia do Ministério da Fazenda foi bem recebida pelo mercado e pela maior parte da mídia - o antigo gestor do Banco Central é visto como favorável a uma agenda similar à de Joaquim Levy, que foi duramente criticado pela militância da presidência petista. Ao mesmo tempo, a nomeação de Maria Silvia Bastos Marques para o comando do BNDES foi qualificada como "um grande acerto" - a economista é apontada como "extremamente competente" e "a mulher poderosa do governo Temer". Marques foi responsável por auxiliar, com resultados notáveis, a prefeitura do Rio de Janeiro em contenção de gastos e ajustes nas finanças, entre os anos de 1993 e 1996.

Michel Temer também sinaliza modificações na equipe ministerial, e já anunciou a extinção de ao menos nove ministérios, incluindo o Ministério da Cultura. A medida, criticada pela maior parte da esquerda brasileira, possibilitará o fim de grande volume de cargos comissionados, que são vistos como uma das principais despesas desnecessárias do Estado brasileiro, e como uma das principais ferramentas empregadas em esquemas de corrupção e contratação de "funcionários fantasmas".

Assista à reportagem da TV Canção Nova sobre os desafios de Michel Temer na restauração da economia brasileira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...