terça-feira, 27 de setembro de 2016

Endividamento da China assusta investidores

Conforme notícia veiculada pelo site jornalístico australiano ABC News, o endividamento chinês já está assustando investidores internacionais - o portal informa que a situação da economia do país asiático poderá se tornar grave e a China pode vivenciar uma "difícil aterrissagem", após anos de crescimento vertiginoso do PIB. Analistas também discutem a possibilidade de uma crise, abastecida pela bolha do mercado imobiliário chinês.
Imagem: www.chinaeducenter.com

Segundo o portal de notícias, "o Banco para Compensações Internacionais avisa que as proporções da dívida chinesa são muito grandes, e que o endividamento do país asiático está crescendo em um ritmo assustador. O Banco Nacional da Austrália também está preocupado com a expansão do endividamento chinês. Alan Oster, o presidente da última instituição financeira, advertiu que, caso o governo chinês não tome as medidas adequadas para controlar o endividamento, o mundo inteiro poderá passar por mais um período de instabilidade financeira".

A economia chinesa, nas últimas duas décadas, passou por um processo de acelerado crescimento. O país asiático promoveu vigorosa expansão da atividade privada, combinada com investimentos estatais. Mais de 90% das companhias do país são privadas, enquanto o governo adota medidas de desvalorização artificial da moeda para impulsionar exportações. Após a crise de 2008, todavia, a nação vivenciou uma desaceleração de seu crescimento. Ainda conforme a ABC News, "sobre o tamanho da dívida, apenas as obrigações para com bancos ingleses somam 690 bilhões de dólares, entre empréstimos e negócios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...