sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dubai utiliza "caça-drones" em aeroportos

Para garantir a segurança de aeroportos, o governo de Dubai está empregando "caça-drones" - drones que possuem a finalidade de dissuadir pessoas que estejam pilotando os dispositivos nos espaços aéreos restritos. Em decorrência do uso civil irregular dos "gadgets", diversos vôos foram forçados à interrupção no Estado árabe, causando prejuízos significativos para companhias aéreas e transtorno para passageiros. A notícia sobre a inovação foi divulgada pela rede de comunicação norte-americana CNN, em matéria publicada hoje.

A utilização dos drones nos espaços aéreos dos aeroportos de Dubai pode acarretar em multas pesadas para civis - a proposta dos "caça-drones" é de utilizar os dispositivos das autoridades para seguir os aparelhos particulares até seus donos, e uma vez que o responsável pelo incidente seja identificado, as coordenadas do piloto são informadas à polícia. A CNN informa que "isso é uma questão importante de segurança, e, além disso, pessoas estão perdendo recursos como consequência de comportamentos irresponsáveis de alguns poucos indivíduos".

No mês de abril, em território europeu, um drone atingiu uma aeronave, em espaço aéreo do reino unido. O avião foi um Airbus A320, que pode carregar mais de duzentos passageiros - o veículo foi forçado a realizar uma aterrissagem logo após o acidente, mas não houve maiores prejuízos.. As autoridades afirmam que "é questão de tempo até que o uso irresponsável dos aparelhos de controle remoto provoque uma tragédia".

As estratégias de controle dos dispositivos em espaço aéreo controlado envolvem desde multas para usuários até a derrubada e eventual destruição do aparelho - o governo holandês já adota medidas nesse sentido. Nos Estados Unidos, outra polêmica existente é o uso dos dispositivos em sobrevoos - e eventual realização de fotos ou filmagens - em propriedades que não são do dono do aparelho.

Mais sobre o tema - reportagem da rede de televisão norte-americana NBC sobre o uso de drones em aeroportos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...