sexta-feira, 16 de junho de 2017

Recuperação econômica segue ritmo lento

Situação no país ainda é difícil, e atual aquecimento da economia não é suficiente para plena recuperação do PIB

Conforme notícia veiculada hoje, dia 16, pelo site oficial do jornal O Estado de S. Paulo, houve pequeno aquecimento da economia em abril, após uma queda no mês de março. O veículo de comunicação informa que o Índice de Atividade Eonômica do Banco Central teve alta de 0,28% em abril - as quedas persistentes observadas na economia brasileira até este momento, associadas à pequena velocidade de recuperação, sugerem que o país vivenciará uma situação mais desfavorável, ao longo de 2017, do que a anunciada pelo atual comando do Executivo. Ainda de acordo com o jornal, entre os setores da economia que apresentam sinais de recuperação estão o automotivo e o têxtil.

O periódico informa que, apesar do prolongado período de crise, houve alta no ínidce do Banco Central de 1,45% no trimestre, em comparação com o período entre novembro de 2016 e janeiro de 2017. A recuperação é pequena, e ainda não é acompanhada de reduções nos níveis de desemprego, considerados alguns dos mais urgentes pela atual administração - conforme o site do veículo Folha de São Paulo, os setores agrícola e da construção civil tiveram alguns dos piores cortes nos números de postos de trabalho no país, até abril deste ano.

A matéria do Estado de S. Paulo acrescenta que houve alguma recuperação da indústria em 2017, mas que analistas acreditam que é muito cedo para afirmar que a recessão brasileira chegou ao fim. As vendas do setor varejista também apresentaram melhoria, considerada expressiva pelo governo - foi registrado o melhor valor, em um período de um ano (aumento de 1% nas vendas). Conforme reportagem da Rádio Jovem Pan, os atuais dados sobre a economia indicam que a situação é bem pior do que a esperada pela administração, e que as melhorias ainda não são suficientes para superação da catástrofe vivida ao longo dos últimos anos, com retração sistemática da produção industrial, dos níveis de emprego e mesmo com aumentos na inflação. A indústria nacional também sofre com a competição chinesa, e o setor petrolífero vivencia período ruim, com baixas nos peços da commodity que promoveu valorização da maior estatal brasileira ao longo da década de 2000. 

Mais sobre o tema - reportagem da Rádio Jovem Pan sobre a gradual recuperação econômica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...