domingo, 23 de julho de 2017

Quase dez mil empregos foram criados em junho

Economia brasileira registra pequena recuperação do nível de emprego no último mês do semestre - ano registra criação de 67.000 oportunidades

Conforme reportagem publicada no portal R7, no mês de junho, quase dez mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas, no Brasil. O número ainda é pequeno, e condiz com as expectativas de tímida recuperação da economia nacional, que deve registrar um aumento de 0,5% no Produto Interno Bruto, até o final do ano. A notícia foi disponibilizada no último dia 17.

Ainda conforme o artigo do site jornalístico, foram realizadas cerca de 1.181.000 contratações no mês, e 1.172.000 demissões, com um saldo positivo de oportunidades para a população economicamente ativa. Os dados sobre o pequeno aumento no número de empregos foram divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) na última segunda-feira, através do Ministério do Trabalho. A notícia também informa que esse resultado positivo, para o mês de julho, foi o primeiro para o mesmo intervalo desde o ano de 2014. O número total de empregos criados na gradual recuperação econômica brasileira é de 67.358 oportunidades, em 2017.

A matéria também informa que, de acordo com Ronald Nogueira, ministro do trabalho, o Brasil se recupera vagarosamente da onda de desemprego porque estaria passando por uma das recessões "mais profundas da História do país". No processo de criação de novos postos de trabalho, têm destaques os setores agrícola e alguns campos da indústria de transformação.

Em coluna publicada no jornal O Estado de S. Paulo, o autor Sérgio Amad Costa afirma que alguns dos fatores que dificultam a retomada do nível de emprego anterior à crise são a instabilidade política e a complexidade observada nas leis trabalhistas brasileiras - os dois elementos afastariam investidores internacionais, que procuram segurança jurídica e econômica. O autor destaca que ao menos algumas reformas na legislação trabalhista atual poderiam contribuir para acelerar a recuperação, mas que o sistema brasileiro não indica que mudanças serão feitas nesse sentido, ao menos nos próximos meses.

Mais sobre o tema - reportagem do Jornal da Record sobre contribuição do setor agrícola para criação de empregos, no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...