terça-feira, 1 de março de 2016

Elon Musk - As dez regras para o sucesso

Elon Musk é considerado um dos maiores empresários de nosso tempo, e foi o criador de negócios que revolucionaram a atualidade, como o Pay Pal e a empresa Tesla Motors. Sua abordagem destemida e sua persistência são vistas como exemplos para novos empreendedores, que não têm medo de lutar por seus projetos. O canal Evan Carmichael, do Youtube, fez uma compilação dos "dez mandamentos" de Elon Musk para o sucesso na carreira:

1- Nunca desista - uma vez, quando questionado sobre o porquê de não ter desistido de seus negócios que pareciam destinados ao fracasso, Elon Musk respondeu: "Nunca. Eu nunca desistiria. Eu precisaria estar morto ou severamente incapacitado para abrir mão de meus projetos".
Elon não achava que a Tesla seria um sucesso, mas entendia
a criação de carros elétricos de alta qualidade como algo
essencial para si mesmo e para o mundo. E a Tesla
deu certo.
Imagem: Getaround

2- Ame o que você faz - Elon Musk diz que as dificuldades de realizar um projeto podem ser grandes, e sempre há chances de errar, por isso, "é essencial que você verdadeiramente ame o que você faz. Se você não gosta... a vida é muito curta. Se você gosta do que faz, você pena nisso até quando não está trabalhando, quero dizr, é algo para o qual a sua mente é atraída. Quando você não gosta de alguma coisa, você simplesmente não pode fazer essa coisa dar certo".

3- Não dê ouvidos às pessoas medíocres - Elon Musk conta sobre sua experiência com conhecidos, quando decidiu abrir sua empresa de foguetes espaciais. Um dos seus contatos preparou uma compilação de vídeos de desastres em lançamentos de foguetes - o amigo não queria que Elon "perdesse todo o seu dinheiro". O empresário afirma: "nós estamos fazendo coisas que, a princípio, não pareciam possíveis, mas, até agora, elas tem nos dado grandes sucessos".

4- Assuma riscos - Elon Musk disse a uma platéia de graduandos: "agora é a hora de aceitar riscos. Vocês não têm filhos. Quando vocês envelhecerem, suas obrigações serão muitas, e uma vez que vocês tenham suas famílias, vocês estarão aceitando riscos por todas essas pessoas. Fica muito mais difícil fazer coisas arriscadas, então agora é a hora de fazer isso, antes que essas obrigações apareçam. Eu encorajaria vocês a assumirem riscos agora, fazem alguma coisa sensacional - vocês não vão se arrepender".

5- Faça algo importante - Elon Musk não é motivado pela "certeza" do crescimento de qualquer um de seus negócios, mas por objetivos de vida, ou mesmo projetos para ajudar a própria humanidade. Quando perguntado sobre o que o levou a acreditar que a Tesla Motors seria tão bem-sucedida, Elon respondeu: "Eu nunca pensei que a Tesla seria um sucesso. Eu pensei que a Tesla iria, provavelmente, falhar. O que eu queria de fato era provar que era possível fazer um carro elétrico bonito, confiável e de alta qualidade, com alta performance. Eu queria desafiar a visão que as pessoas tinham sobre os carros elétricos - a maioria tinha a visão errada, que retratava esses veículos como lentos e 'chatos' como um taco de golfe". Para Elon, a ideia de criar um bom carro elétrico era importante não apenas para si, mas para toda a sociedade: "Se alguma coisa for importante, você deve tentar fazê-la, mesmo que as chances de falhar sejam grandes".

6- Tenha mais foco na mensagem do que no barulho - o empresário acredita que a maior parte das companhias dá importante excessiva ao marketing, esquecendo de aprimorar a qualidade de seus produtos. "Essas empresas gastam muito dinheiro com coisas que, na realidade, não fazem o produto melhor em nada. Na Tesla, nós praticamente não gastamos dinheiro com marketing, se formos comparados com nossos concorrentes. Nós usamos todo o dinheiro em design e desenvolvimento, nós tentamos fazer o carro ser tão bom quanto o possível. Eu penso que essa é a melhor maneira de agir. Para todas as empresas, acho que o melhor conselho é: questione se todos os seus esforços estão criando um produto melhor. Se todos os esforços que a companhia faz não estão criando um serviço ou bem de melhor qualidade, pare estes esforços".

7- Procure pessoas efetivamente capazes de solucionar problemas - sobre o processo de escolha de funcionários para a Tesla, Elon disse: "quando eu entrevisto alguém, eu pergunto qual foi um dos problemas que essa pessoa encontrou em seu trabalho, e quais foram os procedimentos que ela adotou para solucioná-lo. Se uma pessoa foi realmente a pessoa que resolveu o problema, ela com certeza será capaz de dar uma explicação para a solução em múltiplos níveis. Essa pessoa vai ser capaz de explicar os mínimos detalhes da resolução. Se não foi essa pessoa quem resolveu o problema, ela vai ficar 'travada' - se isso acontecer, você pode facilmente dizer que não foi essa pessoa quem efetivamente conseguiu superar esse desafio".

8- Atraia pessoas extraordinárias - Elon Musk acredita que a equipe que forma a companhia é um dos fatores mais decisivos para o sucesso:"Se você está criando uma empresa ou se você está entrando em uma empresa, a coisa mais importante é atrair pessoas extraordinárias. Faça isso entrando em um grupo de pessoas realmente talentosas, que você respeita de verdade, se você for o dono da empresa, tente reunir pessoas muito talentosas. A empresa é, essencialmente, um grupo de pessoas que se reuniu para criar um bem ou serviço. Dependendo de o quanto uma pessoa é talentosa ou trabalhadora, e da seriedade que o grupo tem em se focalizar para alcançar um objetivo, o sucesso da empresa poderá ser garantido. Faça tudo o que você puder para unir pessoas extraordinárias, se você estiver criando uma empresa".

9 - Tenha um produto de qualidade muito superior - o empresário tem um conselho para todas as empresas: tenha muito mais foco na excelência de seu produto do que na publicidade."Você precisa ter certeza de que está criando um produto excelente - precisa ser excelente mesmo. Quando você cria uma nova empresa, digamos que seja uma nova indústria, em um novo mercado, caso seja em um mercado que ainda não foi alcançado por ninguém, por se tratar de uma inovação, os padrões poderão ser mais baixos. Mas caso se trate de qualquer empresa tentando entrar em um mercado já estabelecido, contra competidores grandes e poderosos, seu produto precisa ser muito melhor. Não pode ser "um pouco melhor" - coloque-se no lugar do consumidor: 'por que eu compraria esse novo produto?'. Você sempre vai comprar a marca reconhecida, a menos que haja uma grande diferença. Muitas vezes os empresários vão aparecer com produtos que são 'apenas um pouco melhores' - seu produto não pode ser 'apenas um pouco melhor', ele precisa ser muito melhor".
Interior de carro da Tesla Motors - empresa é conhecida pelos esportivos luxuosos, de altíssima qualidade e com baixo
uso (e, naturalmente, custos) de energia.
Imagem: Mashable

10 - Trabalhe muito, e com esforço - Elon Musk, considerado o "homem de ferro" da vida real, avisa que, para conquistar um sucesso tão grande quanto o dele, é preciso dar o melhor de si: "Quando eu e meu irmão estávamos começando nossa primeira empresa, ao invés de alugarmos apartamentos individuais, nós apenas alugamos um pequeno escritório e passamos a dormir no sofá. Nós dividíamos as coisas, e estávamos tão pobres que tínhamos apenas um computador. O site funcionava durante o dia, e eu trabalhava nos códigos durante a noite. Era dessa forma sete dias por semana, todas as horas. Eu tive uma namorada nessa época - para ficar comigo, ela tinha que dormir no escritório. Quero dizer: dêem o melhor de si, trabalhem todas as horas. Esse é o conselho que eu daria para alguém que está começando uma empresa. Se você fizer uma conta simples, digamos, assumindo que seus concorrentes estão trabalhando 50 horas por semana enquanto você trabalha 100 horas, você consiguirá fazer todas as coisas necessárias, ao longo dos meses, em metade do tempo".

Elon Musk, o "homem de ferro da vida real". Criador dos melhores carros, mais rápidos e desajados elétricos, e criador
da empresa que tem como objetivo a primeira missão tripulada a Marte
Imagem: Snopes

2 comentários:

  1. Elon Musk é o cara! O que leva as pessoas ao sucesso é a ação, trabalho duro e persistência, tudo isto regado com paixão pelo que faz. Ter uma grande ideia para enriquecer rapidamente é uma ilusão que não devemos alimentar.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. O Elon Musk tem método e paixão por seus projetos. O grande diferencial dele é acreditar nas ideias, e dar o melhor de si. Ele diz que, se você não estiver completamente apaixonado por seu projeto, e pensando em como torná-lo cada vez melhor, você deve mudar suas concepções. É um grande exemplo de empresário.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...