terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Desemprego fechou 2016 em taxa de 12%

Conforme notícia divulgada pela rádio Jovem Pan, o índice de desemprego do Brasil em 2016 ficou em 12%, no último trimestre - o dado representa que há pelo menos 12,3 milhões de desempregados no país. A informação reflete a gravidade da crise econômica e de endividamento pela qual a nação passa, todavia, analistas afirmam que a situação do país poderá melhorar nos próximos anos.

O veículo de comunicação ressalta que mais de um milhão de vagas de trabalho formais foram cortadas, o que indica que não há apenas desemprego, mas uma piora significativa da qualidade dos empregos - mais trabalhadores buscam fontes alternativas de renda, sem quaisquer garantias fornecidas pelos contratos de trabalho formais. A situação econômica também apresenta dificuldades até para os trabalhadores informais, em decorrência da piora generalizada no nível de renda da maior parte do mercado consumidor.

A reportagem informa que há dificuldades de atuação econômica em diversos campos, inclusive para as pessoas que decidem tentar o empreendedorismo - o veículo ressalta que há expectativa de aumento do desemprego, antes do fim da crise. A taxa de desemprego do Brasil poderá, antes que a crise seja superada, alcançar os 13%. O primeiro semestre do ano, segundo o informe, possui atividade econômica fraca, e a indústria nacional ainda está sofrendo perdas significativas, como consequência da competição entre produtores nacionais e companhias estrangeiras que produzem a custos mais baixos. 

Para a Rádio, todavia, o ritmo das demissões foi reduzido - ainda que haja perda de postos de trabalho no comércio, na indústria e em outros setores, há menos cortes de pessoal por período, o que significa que o país pode já ter passado pelos mais intensos períodos da crise. O site Investing informa que, de acordo com o banco Credit Suisse, poderá haver diminuição do desemprego. O economista Alexandre Schwartsman afirmou em entrevista para o jornal Correio Braziliense, em matéria publicada em 2016, que há possibilidade de diminuição do indicador para níveis menores que 10%, caso a economia demonstre recuperação ao longo dos próximos trimestres.

Veja na íntegra a matéria da rádio Jovem Pan sobre o nível de desemprego no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...