quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

RJ fechou mais de 10 mil lojas, em 2016

O Estado do Rio de Janeiro continua a sofrer as consequências da crise pela qual passa o Brasil - em 2016, mais de 11 mil lojas foram fechadas na segunda maior economia do Sudeste. Os dados foram levantados pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. O ente federativo também sofre com uma grave crise de endividamento, que afeta os pagamentos de funcionários públicos de diversas categorias, incluindo professores de universidades públicas - como a UERJ, que está em paralisação desde o ano passado - e policiais. 

Conforme o estudo sobre o fechamento de estabelecimentos comerciais, a capital do estado sozinha registrou o fechamento de mais de 4,7 mil lojas, em 2016. No mês de dezembro, 518 empresas similares tiveram suas atividades encerradas. Ao longo do ano, o aumento no número de lojas que tiveram suas portas fechadas aumentou significativamente em comparação com 2015 - a expansão do problema foi de 23,1%, o que indica que o comércio ainda poderá levar tempo até a recuperação da recessão. O desemprego no estado também se destaca como um dos piores do Brasil, que é, como um todo, ainda severamente afetado pela crise econômica.

De acordo com o veículo de comunicação estatal EBC, a situação do desemprego no Rio de Janeiro no segundo trimestre de 2016 esteve em uma taxa de 11,4%, enquanto no mesmo período do ano anterior o indicador esteve no patamar de 7,2%. A EBC informa que a situação pode se agravar com o fim dos grandes eventos internacionais, que ocorreram na região em 2014 e 2016, uma vez que há menos investimentos agora, impossibilitando a manutenção de muitos postos de trabalho e limitando investimentos, em comparação com o efeito observado nos períodos anteriores. O consumo, em geral, caiu no Rio de Janeiro, em decorrência do aumento do desemprego, da crise do endividamento e dos problemas em pagamentos de trabalhadores de muitas áreas e da limitação ou corte de investimentos. As vendas no varejo acumulam perdas de 7,8% - na comparação entre o fim de 2015 e o fim de 2016.

Veja na íntegra - reportagem da rede Record sobre a crise econômica do Rio de Janeiro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...