quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Desemprego se mantém estável em 3 regiões

Conforme notícia disponibilizada ontem, dia 29, no veículo de comunicação público EBC, o desemprego permanece estável em três regiões do Brasil - na cidade de Porto Alegre, no Distrito Federal e na região metropolitana de São Paulo. Os dados publicados na reportagem são originários da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada desde 1984 em São Paulo pelo DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, e que hoje já é conduzida em oito capitais do país.

Ainda de acordo com o artigo da EBC, houve aumento no número de empregados no Distrito Federal, enquanto foi registrada diminuição na taxa de ocupação em Porto Alegre. Na região metropolitana de São Paulo houve pequeno aumento no desemprego, na ordem de 0,1% - a taxa de desemprego foi de 17,8% para 17,9%. O número total de desempregados na capital de São Paulo e adjacências é de um milhão e novecentas mil pessoas.

A reportagem destaca que, na compreensão dos pesquisadores, o pior resultado foi o do setor público, que colaborou para a pequena redução na taxa de emprego observada. Houve queda de 4,1% no número de assalariados no setor público - no setor privado, ao longo de 2017, foram criadas 566 mil vagas no setor privado, principalmente sem carteira assinada (conforme dados disponibilizados pelo IBGE em agosto).

Mais sobre o tema - reportagem do canal Jornal Minas, do Youtube, sobre o desemprego no Brasil. Veículo informa que, entre os principais atingidos pela crise econômica, estão os trabalhadores mais jovens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...