segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Inflação e juros poderão ser reduzidos em 2017

De acordo com o Relatório Focus, publicado pelo Banco Central do Brasil, a inflação nacional deverá diminuir em 2017 - o comportamento deverá seguir o padrão observado no fim deste ano. Analistas apontam como as principais causas para a desaceleração no aumento dos preços a já grave situação da economia, com redução do consumo, e as políticas de controle de gastos e endividamento colocadas em prática pelo governo. Conforme o portal IG, o crescimento da economia brasileira, no próximo ano, deve ser pouco superior a 0,5% - dado melhor do que o de retração, observado em 2016.

O relativo controle da inflação, agora em patamares considerados metas do governo, permitirá a redução da taxa de juros, no ano que vem - os juros representam o "preço do dinheiro", ou a remuneração conferida a instituições que fazem empréstimos. O valor da taxa tende a ser maior em situações de desestabilização da economia, quando investidores consideram que investir em um determinado mercado pode ser uma escolha arriscada - como no caso do Brasil, que foi rebaixado recentemente nas avaliações de diversas agências que mensuram o risco de crédito de grandes economias. A taxa Selic, em 2017, deverá cair para 10,5%, o que sinaliza maior confiança para investidores no mercado nacional.

Para o governo, a melhora dos indicadores deve exigir o estímulo ao crédito, para que ocorra um novo aquecimento da atividade econômica. A administração deverá, nos próximos meses, tomar mais medidas com o objetivo de impulsionar o consumo, que foi, ao longo da última década, um dos principais motores do crescimento brasileiro. O maior crédito favorece a produção, que, no momento, é uma das prioridades nacionais, tendo em vista que a indústria brasileira sofreu de forma importante ao longo da crise.

Apesar da melhora nas expectativas, o governo brasileiro continua lutando contra a crise do endividamento, que aflige severamente estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul. Nos próximos meses, a atual administração deverá implementar punições contra gestores que não façam boa gestão dos recursos públicos - a diretriz também tem o obetivo de atrair investidores para o mercado brasileiro, através da maior confiança.

Mais sobre o tema - reportagem da rádio Jovem Pan sobre a melhora nas expectativas sobre a inflação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...