sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Odebrecht pagará R$6,7 bilhões por escândalos

A construtora Odebrecht pagará R$6,7 bilhões em acordo de leniência, ao longo de 23 anos, para compensar os desvios nos quais a companhia se envolveu nos esquemas de corrupção investigados pela Lava Jato. A empresa também emitiu nota como forma de pedido de desculpas pelas condutas ilícitas nas quais atuou - a organização foi acusada de obter favorecimento ilegal através de políticos que atuavam como lobistas, dentro do Poder Executivo. Outras grandes construtoras de envolveram nos esquemas - alguns deles, como a entrega de imóveis a importantes lideranças políticas, ganharam notoriedade nacional: os exemplos mais citados foram o apartamento triplex, no litoral de São Paulo, e o sítio no município de Atibaia, no interior paulista.

A Odebrecht, através de acionistas e executivos, assinou, nesta semana, o acordo de leniência com o Ministério Público que deverá entregar a quantidade expressiva de recursos aos cofres públicos. A companhia ressaltou que pede desculpas pelo escândalo: através de suas comunicações oficiais, a organização reconhece que "participou de práticas impróprias em sua atividade empresarial". A construtora acrescentou que "foi um grande erro, umaa violação de nossos próprios princípios, uma agressão a valores consagrados de honestidade e ética. Não admitiremos que isso se repita".

Em 2012, conforme a revista Exame, a Odebrecht foi considerada uma das maiores empregadoras do Brasil. A companhia também foi considerada uma das maiores do setor privado - atualmente, a maior empresa do Brasil, em valor de mercado, é o banco Itaú. A organização, assim como as demais consrutoras de grandes proporções, se beneficiou enormemente da expansão do mercado de construção civil, ao longo da década de 2000 e dos primeiros anos da década de 2010. Em 2015, as ações da gigante da construção sofreram desvalorizações importantes, em decorrência dos problemas que levaram aos atuais pedidos de desculpa, e hoje a companhia se esforça para melhorar sua imagem perante o público nacional. Todavia, a empresa continua sendo uma das maiores do setor privado no Brasil, e também possui grande atuação em outros países.

Até junho de 2016, a Operação Lava Jato conseguiu devolver cinco bilhões de reais aos cofres públicos. Com a efetivação do atual acordo, a quantia-recorde praticamente irá dobrar os recursos somados ao patrimônio do Estado brasileiro pela força-tarefa, o que poderá, ao longo dos próximos anos, ajudar a diminuir o impacto da  crise de endividamento.

Sobre o tema - Rádio Jovem Pan discute acordo com pagamento-recorde:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...