domingo, 30 de abril de 2017

Busca por passagens aéreas aumenta no Brasil

Dado pode indicar melhoria na economia - ao mesmo tempo, companhias tentam acompanhar mercado consumidor com políticas promocionais

A população brasileira está comprando mais passagens aéreas, nacionais e internacionais - a mudança pode indicar que a saúde do mercado consumidor interno está vivendo um período de melhora gradual. Ao lado de indicadores como a redução da inflação e o aumento na intenção de consumo das famílias, o novo indicador sugere que melhoras poderão ser observadas na economia, até o fim de 2017.

Segundo reportagem veiculada pelo Jornal da Band, "o aumento na procura de passagens aéreas é sinal de melhora tímida na economia e de lançamentos de promoções, pelas companhias aéreas. A procura de voos nacionais e internacionais aumentou, no mês de março. Depois de quase dois anos sem que isso se registrasse, o aumento veio em uma proporção de quase 6% [5,9%] em março para voos domésticos, em comparação com o mesmo período, no ano de 2016. Nos três primeiros meses do ano [seguindo a tendência de preços promocionais, estabelecidos para que os ofertantes possam acompanhar os consumidores] os valores das passagens tiveram redução". O veículo indica que a redução nos preços das viagens foi de 15,68%.

O setor aéreo brasileiro teve uma expansão significativa ao longo da década de 2000, com reduções sistemáticas nos preços e com o aumento nos trajetos e nas companhias que competiam no mercado nacional. O processo foi impulsionado por iniciativas de companhias como a Gol, que praticaram preços mais baixos, capazes de alcançar o mercado das classes menos abastadas, favorecidas ao longo do período de expansão do poder de compra das famílias. Durante a recente crise econômica, todavia, o setor sofreu perdas, como todas as demais áreas de atividade econômica.

Apesar da persistência da crise econômica e do alto índice de desemprego, que já atinge 14 milhões de trabalhadores brasileiros, a procura por voos internacionais apresentou crescimento expressivo. A reportagem aponta que "a procura por voos internacionais teve aumento ainda maior", na ordem de 18,43%".

Veja na íntegra a reportagem sobre o aumento na procura por voos no Brasil, realizada pelo Jornal da Band:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...