domingo, 12 de agosto de 2018

Inflação teve pequeno aumento em julho

IGP-M teve pequena ampliação em agosto, sob influência de preços do setor atacadista

De acordo com notícia divulgada no portal oficial da agência de notícias da EBC (Agência Brasil), o indicador de inflação IGP-M teve aumento na primeira prévia de agosto, na proporção de 0,7%. O artigo informa que a taxa superou a prévia de julho, que foi de 0,41%. O fato, conforme o portal, ocorreu por influência de aumentos nos preços no setor atacadista.

Aumentos na inflação podem indicar um processo de gradual aquecimento na economia ou de aumento em preços de matérias primas necessárias para a produção de bens ou de recursos exigidos em sua cadeia produtiva. O IBGE informa que a economia brasileira está, de fato, em um processo de reaquecimento e crescimento: o instituto informou, em maio deste ano, que o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu cerca de 0,4% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o último de 2017. O crescimento da agricultura nacional teve destaque - a ampliação da produção no setor foi na proporção de 1,4%, e houve também crescimento, ainda que modesto, na indústria e no setor de serviços.

A Agência Brasil destaca, no artigo, que também há aumentos nos preços do setor de construção civil, conforme dados apurados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília: o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC/FGV) ainda registra inflação de 0,41% em agosto, apesar de ter registrado pequeno recuo na velocidade de aumentos nos preços desde julho.

Mais sobre o tema - reportagem divulgada no canal oficial da TV Senado sobre a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2018:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...