sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Inflação deve permanecer sob controle

Banco Central prevê continuidade da inflação em níveis baixos, como consequência da fraqueza da economia


Em vídeo publicado ontem, dia 27, no canal oficial da Rádio Jovem Pan no Youtube, a jornalista Denise Campos de Toledo comentou as expectativas do Banco Central para a inflação ao longo deste ano. A colunista informa que o Banco Central reduziu a expectativa de crescimento da economia para este ano, com consequente manutenção da inflação em níveis baixos.

O dólar, todavia, pode ter impacto na inflação, levando a aumentos de preços, caso a moeda americana mantenha tendência de alta até o final do ano. O cenário de incerteza no processo eleitoral leva a uma valorização do dólar, uma vez que investidores tendem a preferir aplicações fora do país, considerando a presente indefinição do rumo econômico que o Brasil irá tomar a partir de 2019.

No dia três de setembro, o veículo de comunicação EBC disponibilizou matéria onde afirma que o Banco Central reduziu sua estimativa para a inflação ao longo de 2018 - o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passaria de 4,17% para 4,16%, e a queda continuaria em 2019 (de 4,12% para 4,11%).  O processo de redução da inflação normalmente está associado com desaceleração da economia - o contrário ocorre em períodos nos quais há expansão do PIB.

Veja na íntegra - reportagem da Rádio Jovem Pan sobre inflação e atividade econômica no Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...