segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Previsão de inflação cai, para 2018

Expectativa de inflação até o fim do ano diminuiu, para instituições financeiras consultadas pelo BC

De acordo com notícia veiculada no site oficial da agência de notícias estatal EBC, as previsões do mercado financeiro para a inflação em 2018 tiveram queda - havia expectativa de inflação na ordem de 4,16%, e agora a previsão é de 4,05%. A matéria informa que o dado foi obtido pelo Banco Central brasileiro, em consulta a instituições financeiras.

A informação, ainda conforme o artigo, foi disponibilizada no Boletim Focus, que é publicado semanalmente pelo BC com projeções relativas ao desempenho da economia brasileira. No dia 23 de maio deste ano, o portal UOL também publicou reportagem com expectativa similar, registrando redução na prévia da inflação IPCA-15. O artigo havia destacado que o índice foi o menor desde o ano de 2000 - tiveram influência significativa no fenômeno as modificações nos preços de alimentos e combustíveis, ao longo de 2018.

Reduções na inflação normalmente são identificadas em períodos de desaceleração da economia - épocas de crescimento econômico acelerado normalmente são seguidas por aumentos na inflação.

Mais sobre inflação - vídeo do canal TV Folha, do Youtube, sobre estratégias de finanças pessoais para épocas de menor inflação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...