quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Indústria mostrou recuperação em dezembro

CNI sugere que resultado positivo confirma trajetória de retomada da atividade industrial

Apesar da grave crise vivenciada pelo Brasil nos últimos anos, a indústria mostra sinais de recuperação - de acordo com matéria publicada hoje pela agência EBC, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o aumento na utilização da capacidade instalada sugere o processo de recuperação da economia.

Ao longo da crise e mesmo antes dela, durante toda a década de 2000, a indústria brasileira sofreu com a competição com a China, que se mostrou capaz de ofertar produtos a preços muito mais baixos do que os praticados pelas empresas nacionais. O Brasil sofreu perdas significativas em suas indústrias têxteis e mesmo, mais recentemente, em montadoras. A melhor utilização da capacidade instalada mostra que as empresas do país estão começando a se recuperar.

De acordo com o artigo disponibilizado pela EBC, a utilização da capacidade instalada no país chegou a uma média de 64% em 2017 - em 2016, a utilização foi de 63%, enquanto em 2015 foi de 62%. Ainda assim, o valor atual é menor do que o registrado em 2014 (ano no qual a crise ainda não havia atingido seu momento mais grave). A reportagem sugere que alguns dos principais desafios da indústria brasileira são a pesada carga tributária praticada no país, a pequena demanda interna - que também é consequência da crise - e a inadimplência de clientes.

Mais sobre o tema - reportagem do canal oficial da revista Istoé sobre a recuperação da indústria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...