quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Julgamento de lula derruba preço do dólar

Moeda americana teve menor cotação em quatro meses, durante condenação do ex-presidente

O dólar americano, que mateve tendência de alta ao longo dos piores momentos da crise brasileira, despencou durante o julgamento do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva. Conforme notícia veiculada ontem pela agência EBC, a moeda dos Estados Unidos teve a menor cotação desde o último mês de outubro, e a maior queda em um único dia desde 19 de maio do ano passado.

A notícia é positiva para quem precisa importar, uma vez que preços de produtos comprados fora do Brasil se tornam mais acessíveis, mas é uma situação desfavorável para os exportadores, uma vez que os preços das mercadorias nacionais se tornam mais elevados para os consumidores estrangeiros. A cotação da moeda americana, ao fim do dia, foi de R$ 3,149. A queda observada foi, conforme a EBC, de -2,44%.

O artigo da agência estatal informa que a moeda americana esteve em queda ao longo de todo o dia, mas teve a velocidade de sua desvalorização relativa ampliada nos momentos finais do julgamento, quando ocorreu a confirmação da sentença. A expectativa do mercado é que haja, no final do ano, o direcionamento do Estado brasileiro para políticas econômicas liberais, bem como a manutenção de políticas de redução de gastos, para controle da dívida pública. A dívida do governo brasileiro é considerada um dos principais fatores de risco, por investidores internacionais, que não acreditam na estabilidade econômica e política do Brasil.

Mais sobre o tema - reportagem do cana RIT Notícias sobre impacto do julgamento sobre preço do dólar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...