Conforme notícia veiculada pela agência EBC ontem, dia 23, Henrique Meirelles, atual Ministro da Fazenda, afirmou, no Fórum Econômico Mundial em Davos, que a economia brasileira pode crescer mais de 3% em 2018. A declaração foi realizada com base em expectativa do ministro de expansão dos investimentos estrangeiros no Brasil - o mercado, todavia, está mais pessimista, com uma estimativa de crescimento de 2,7%, também de acordo com a EBC.
A reportagem informa que, para Meirelles, o Brasil vive a consolidação da trajetória de retomada do aquecimento econômico, após a grave crise que afetou severamente diversos campos da economia brasileira e levou ao desemprego mais de 11% da força de trabalho do país. O posicionamento de Meirelles não é entendido como realista pelo Fundo Monetário Internacional, que também divulgou estimativa sobre o crescimento do PIB brasileiro em 2018, sugerindo que haverá expansão na ordem de 1,9% neste ano.
Ainda no evento sediado na cidade suíça, Meirelles afirmou que a diferença entre as expectativas é normal, porque o FMI tende a apresentar um ponto de vista "conservador" sobre o crescimento econômico. Todavia, na opinião dele, é possível manter uma expectativa maior, em decorrência de interesse demonstrado por investidores internacionais.
Mais sobre o tema - matéria da Rádio Jovem Pan sobre expectativas de crescimento econômico para 2018:
Nenhum comentário:
Postar um comentário