sábado, 30 de janeiro de 2016

Standard & Poors prevê recesso na América Latina, para 2016

Conforme matéria publicada pela revista Exame, a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poors prevê recessão para a América Latina, no ano de 2016. A região terá um encolhimento na economia de 0,2%, que será menor que o previsto anteriormente (0,5%). O Brasil sofrerá mais que os demais países, podendo registrar retração de 0,3% no PIB. Segundo a matéria publicada no site do periódico, a projeção se deve às fracas perspectivas para o Brasil, afetado gravemente pela instabilidade política, pela volatilidade dos mercados financeiros e pela queda nos preços das matérias primas - com destaque para o petróleo.

De acordo com a CNN, a recessão brasileira "não para de piorar", o que agrava a situação regional. Conforme o veículo de comunicação norte-americano, o país passa pela mais grave recessão desde a década de 1930. A situação é agravada pelo escândalo de corrupção na Petrobras - companhia que movimentava parte importante da economia nacional. O veículo destaca que a inflação atual "é a maior em 12 anos", superior aos 10,7%. A possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff não torna o quadro menos grave.

Além dos problemas no Brasil, o continente é afetado pelas disputas de poder na Venezuela - que sofre com as maiores taxas de inflação entre todas as nações americanas. A vitória da oposição no congresso do país socialista pode representar futura instabilidade. O peso mexicano, que sofre desvalorização, também contribui para as projeções de recessão para os países da região. As economias do México, Colômbia e Venezuela também está sendo afetadas negativamente pelo preço do petróleo, que não tende a subir em breve.

Imagem: Topnews

Leia mais em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...