quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Elon Musk: "haverá 'Gigafactories' na Europa e na China"

O empresário e inventor Elon Musk criador da Tesla -  maior companhia desenvolvedora de carros elétricos no mundo - anunciou que pretende abrir outras "Gigafactories" na Europa, na China e na Índia. A "Gigafactory" inicial é localizada em Nevada, nos Estados Unidos, e deverá ser a principal fábrica de baterias para produtos desenvolvidos pela Tesla - o empreendimento também deverá auxiliar outras marcas do engenheiro, como a "Solar City" e o produto "Powerwall", desenvolvido pela Tesla.

A Gigafactory original possui mais de 1.214 hectares, no Centro Industrial de Tahoe, Reno. A Tesla - companhia para a qual a imensa infraestrutura deverá ser empregada - deverá, conforme Elon Musk, passar a produzir ônibus e outros veículos coletivos, nos próximos anos. Musk destacou, em mais de uma ocasião, que um dos objetivos de suas companhias e invenções é "fazer da energia solar a principal fonte utilizada em nossa sociedade", uma vez que ele considera o uso de combustíveis fósseis um dos grandes problemas enfrentados no Século XXI. A Gigafactory deverá começar a sua produção, de baterias de íons de lítio, no próximo ano.

Uma das metas da Gigafactory de Nevada - que será apenas um dos complexos industriais estabelecidos por Musk - será o suprimento anual de baterias para ao menos 500.000 veículos por ano, a partir de 2020 (quando a maior parte da estrutura estará completa). Elon Musk também já iniciou investimentos em outras modalidades de veículos de transporte coletivo, incluindo variantes com uso de trilhos.

Boa parte da Gigafactory ainda não é exposta ao público - todavia, Musk declara o propósito de expandir a produção através de "uma fábrica na Europa, uma na China e provavelmente uma na Índia. Esses são alguns de nossos objetivos para os próximos exercicios, dada a expansão do mercado de veículos elétricos".

Mais sobre o tema - vídeo institucional da Tesla sobre a Gigafactory:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...