sexta-feira, 17 de março de 2017

Economia brasileira sinaliza recuperação

A economia do Brasil pode estar se recuperando da crise - no mês de fevereiro de 2017, mais de 30.000 vagas de trabalho foram criadas, a atividade industrial está demonstrando tímida retomada de fôlego e a inflação já se mostra estável, em grande parte pelas perdas sucessivas de poder de compra da população. A situação ainda é grave - mais de onze milhões de brasileiros permanecem desempregados, mas surge uma tendência de melhora que pode colaborar para um quadro mais favorável até o final do ano.

Na opinião de Henrique Meirelles, o país conseguirá efetivamente sair da recesão econômica ainda no primeiro trimestre deste ano. O ministro também acredita que o Brasl poderá apresentar crescimento de 2%, no quarto trimestre, caso a tendência de gradual recuperação se mantenha. Analistas afirmam que alguma melhora é inevitável, uma vez que o país atingiu um crise tão grave que seria difícil observar uma situação ainda pior - a recessão brasileira já é considerada a pior desde a turbulência vivida após a grande crise de 1929.

Fatores que influenciam negativamente a economia do país ainda são a queda no consumo - elemento que serviu de motor principal para o crescimento econômico do Brasil na década de 2000 - que é agravada pelo desemprego, a persistência do "desmonte" da indústria nacional, que não consegue competir com a produção de potências industriais como a China, e os problemas de gestão em grandes companhias estatais como a Petrobras. A petrolífera movimentava parte significativa da economia da região sudeste - principal área de atividade industrial da nação - e era favorecida pelo chamado "boom das comodities", mas seu desempenho foi afetado severamente com a queda nos preços do petróleo, nos últimos anos, e com escândalos de corrupção responsáveis pela desvalorização e perda de confiança de investidores na companhia. Apesar dos inúmeros problemas, a economia brasileira consegue alguma recuperação de sua atividade econômica, também em decorrência do bom desempenho do setor agrícola.

Mais sobre o tema - Rádio Jovem Pan discute possível recuperação da economia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...