A gigante das locações de curta temporada, a Airbnb, começará, a partir do final deste ano, a implementar um novo sistema de qualificações para locadores que oferecem melhores condições para hóspedes. Os imóveis passarão a ser listados como "premium", caso disponibilizem mobília luxuosa, roupas de cama e banho de melhor qualidade e outros benefícios e facilidades para os clientes. A nova abordagem foi noticiada pelo veículo de comunicação norte-americano CNN, na última quinta-feira, dia 22.
De acordo com a reportagem, a ideia que inspira as mudanças discretas no sistema de qualificação tem por objetivo atrair novos clientes, que poderiam ficar hesitantes em alugar um quarto de uma pessoa desconhecida - que não tem vínculos diretos a um hotel ou companhia convencional de hotelaria. A proposta será, conforme a CNN, um "novo programa de controle de qualidade" para os parceiros da empresa.
Parte da abordagem é disputar o nicho de mercado dos hotéis, conquistando clientes que "valorizem mais o luxo e o conforto". Esse tipo de cliente estaria, em condições normais, mais disposto a procurar hotéis, ao invés de serviços com linhas próximas ao couch-surfing. A matéria acrescenta que a empresa já começou a procurar anfitriões para o programa das vagas "premium", e apenas os que ofereçam condições de alta qualidade poderão ser listados na nova categoria. O processo de avaliação incluirá critérios objetivos e subjetivos, segundo a CNN. Uma equipe da Airbnb irá verificar a qualidade da mobília, a velocidade da internet, da televisão, dos colchões e das roupas de cama e de banho no imóvel do parceiro.
A companhia conseguiu, ao longo dos últimos anos, se destacar por possibilitar a proprietários de imóveis convencionais a obtenção de renda extra através da locação de quartos por períodos menores de tempo - o valor da startup já alcançou a casa dos 32 bilhões de dólares.
Mais sobre o tema - reportagem da rede de comunicação norte-americana CBS sobre a ascensão das empresas de sharing economy como a Uber e a Airbnb:
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