O aplicativo de transporte particular Uber passou a cobrar uma taxa fixa de R$0,75 por viagem – o acréscimo no valor das tarifas, conforme notícia veiculada pelo site da revista Exame, tem o objetivo de financiar investimentos da empresa em segurança dos usuários. Em cidades como o Rio de Janeiro, o aplicativo já havia estabelecido uma tarifa mínima de aproximadamente oito reais – a esse valor, agora serão acrescentados os setenta e cinco centavos
A revista Exame informa que “o acréscimo tem o objetivo de suprir investimentos em segurança para usuários e motoristas” e que a mudança serve para “manter o crescimento saudável da plataforma”. Conforme o portal Zero Hora, o aplicativo de transporte particular possui mais de quatro milhões de usuários ativos no Brasil, e já conta com uma equipe de mais de 50 mil motoristas. O recurso está disponível em 27 cidades do país, e é um sucesso no exterior, tanto na América do Norte – com mais de 15 milhões de usuários nos Estados Unidos – quanto na Europa, onde está presente em países como o Reino Unido, Espanha e Holanda.
O Uber já pratica um sistema de cobrança diferenciada de taxas em situações específicas – em horários nos quais há poucos motoristas disponíveis e grande procura por viagens, o preço por quilômetros pode ficar um pouco mais caro. O software também cobra uma taxa adicional de usuários que cancelam viagens após decorridos cinco minutos de uma solicitação – todavia, o cancelamento imediato não provoca o aumento no preço. Cidades como São Paulo também possuem uma tarifa um pouco mais elevada, em decorrência de uma taxa municipal sobre o aplicativo.
Apesar de críticas do sistema convencional de transportes particulares e de grande pressão feita por profissionais que trabalham como taxistas, o Uber conseguiu se consolidar como uma das principais alternativas de transporte nos grandes centros urbanos brasileiros. Mesmo com os aumentos nos preços, o software ainda é visto como uma opção mais barata do que o táxi, e outras características admiradas pelo público no novo concorrente são a possibilidade de qualificar os motoristas conforme a excelência do serviço prestado e as gratuidades oferecidas nas viagens, como água e guloseimas.
Mais sobre o tema - vídeo publicado pelo canal NT Jornalismo sobre o crescimento do aplicativo Uber:
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