Conforme notícia publicada no site da rede de comunicação britânica BBC, o atual crescimento registrado pela economia chinesa é o pior em 25 anos - a produção industrial também registrou queda em volume, caindo no último dezembro e alcançando, no último janeiro, o valor mais baixo em quadro anos.
Imagem: The Telegraph |
A BBC informa que o crescimento chinês em 2015 foi de 6,9% - em 2014, o valor registrado foi de 7,4%. Este dado é outro dos que levam à preocupação dos investidores internacionais com a situação no país que se tornou "a nova fornalha do mundo". Ainda conforme o artigo veiculado pelo site da rede de televisão britânica, a expectativa é de que o país asiático cresça 6,3% neste ano, e 6% no ano que vem.
Na opinião do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, o dado não será tão grave, caso a geração de empregos permaneça em crescimento. A esperança do premiê não é compartilhada pelos analistas da economia da China, que acreditam em um crescimento pior do que o divulgado oficialmente pelo regime de Pequim. O governo chinês, todavia, nega que os dados tenham sido maquiados.
Segundo a BBC, a economia chinesa vem sofrendo desaceleração significativa há dois anos, e os dados sugerem que a tendência permanecerá afetando a saúde dos mercados internacionais. A Europa e o Japão também estão sofrendo com a situação na China - os Estados Unidos, apesar do quadro internacional, estão em visível processo de recuperação, e a taxa de desemprego alcançou, em 2016, o valor mais baixo desde 2008.