A crise econômica japonesa se agrava - os dados das exportações do país asiático exibem queda pelo quarto mês consecutivo. O país de Shinzo Abe passa por uma retração que já levou ao encolhimento do PIB em 1,4% - o Japão vive problemas desde a grande crise de 2008, e agora sofre com redução do consumo interno.
Imagem: Forbes |
A queda das exportações é explicada também pela baixa demanda dos mercados emergentes por produtos japoneses: de acordo com a BBC, a redução do volume de exportações japonesas foi da ordem de 12,9% em janeiro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015. Para o veículo de comunicação britânico, a diminuição soma argumentos para os alanistas que entendem a situação japonesa como "um desastre que poderá ocorrer em breve".
Na tentativa de estimular o consumo, o Banco do Japão reduziu os juros para um valor inferior a zero, medida que foi vista com surpresa pelo mercado. Até o momento, as políticas governamentais não foram bem-sucedidas para retirar a nação asiática da estagnação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário