domingo, 14 de fevereiro de 2016

Economia japonesa está em retração

Conforme a agência de notícias Reuters, a economia japonesa está se contraindo - o produto interno bruto do país asiático diminuiu 1,4% no último trimestre do ano passado. A nação vem passando por problemas econômicos desde a crise de 2008, incluindo uma deflação importante, que o governo de Shinzo Abe tenta controlar, sem sucesso.
Shinzo Abe: apesar dos esforços do governo, país vê
economia em retração
Imagem: Tokyo Times

Conforme o veículo de comunicação CNBC, a diminuição no consumo está contribuindo para a situação japonesa - apesar dos esforços de ampliar exportações, o governo não está conseguindo alcançar efetivamente os mercados dos países emergentes, e a demanda interna é muito fraca para dar impulso a uma recuperação efetiva e à saída da estagnação.

O Banco do Japão está adotando taxas de juros baixíssimas - medida que espantou investidores - com o intuito de controlar a deflação e ampliar o consumo realizado pelas famílias, mas, até o momento, os esforços para tirar o país da estagnação têm sido inférteis.

A desaceleração da economia chinesa também contribui para a retração no país de Shinzo Abe - ainda em 2015, as bolsas de valores japonesas registraram quedas, em decorrência da desconfiança dos investidores, justificada pela diminuição do ritmo de crescimento chinês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...