50 mil motoristas serão adicionados pela empresa em 2016, apenas no Brasil
De acordo com matéria publicada pelo site jornalístico G1, o Uber - aplicativo que gerou polêmica ao entrar no mercado do transporte por veiculos de passeio - está crescendo em um impressionante ritmo de 30% ao mês. Apesar do crescente desemprego e da recessão pela qual o país passa, o Uber pretende contratar 50 mil novos motoristas ao longo de 2016, apesar de restrições legais e dos ataques que os usuários do aplicativo vêm sofrendo, por parte dos taxistas, que entendem o serviço como concorrência desleal.
De acordo com matéria publicada pelo site jornalístico G1, o Uber - aplicativo que gerou polêmica ao entrar no mercado do transporte por veiculos de passeio - está crescendo em um impressionante ritmo de 30% ao mês. Apesar do crescente desemprego e da recessão pela qual o país passa, o Uber pretende contratar 50 mil novos motoristas ao longo de 2016, apesar de restrições legais e dos ataques que os usuários do aplicativo vêm sofrendo, por parte dos taxistas, que entendem o serviço como concorrência desleal.
Uber: taxistas criticam empresa, consumidores elogiam serviço prestado através do aplicativo Imagem: NDTV |
Andrew McDonald, gerente da Uber para a América Latina, foi quem divulgou a informação. Entre as cidades nas quais o serviço dos "carros pretos" existe, estão Rio de Janeiro - onde a empresa conseguiu liminar na justiça para operar, apesar de campanha movida pela prefeitura contra o aplicativo -, São Paulo, Porto Alegre e Brasília. Entre as razões pelas quais o Estado é contra o uso do Uber pode-se citar a ausência da necessidade de pagamento de taxas para obtenção de licenças, frente ao governo: a compra de uma permissão para trabalhar como taxista têm um custo superior a R$150 mil, que são embolsados pelo governo brasileiro, nem sempre conhecido por sua lealdade no uso do dinheiro do contribuinte.
A Uber já atua em mais de 50 países, e em todas as situações nas quais tentou ingressar em um novo mercado, o grupo foi atacado por governos e cartéis do serviço de transportes. Uma das principais críticas feitas pelos taxistas ao aplicativo é a possibilidade de qualificar os motoristas - um motorista que receba mais de uma reclamação de clientes no Uber pode ser expulso do sistema, enquanto que os taxistas, em particular, os taxistas brasileiros, são conhecidos pelos péssimos serviços prestados e pela impossibilidade de retirar profissinais agressivos ou irresponsáveis de circulação. Os usuários, por sua vez, fazem elogios frequentes ao Uber, e a boa-imagem que a empresa tem, na percepção dos consumidores, é o que permite compreender o formidável crescimento do aplicativo, mesmo durante a mais grave crise que o Brasil passou, desde a Grande Depressão.
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